Trata-se de um importante requisito para as indústrias garantirem a segurança dos trabalhadores. É uma maneira de diagnosticar perigos que afetem a segurança dos profissionais que atuam na manipulação, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte de máquinas e equipamentos.
A análise e apreciação de riscos está prevista na NR-12 e também na norma técnica NBR ISO 12100:2013, que trata da apreciação de riscos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta norma foi elaborada para auxiliar projetistas, fabricantes e usuários a interpretarem as exigências essenciais de segurança de máquinas. Estes princípios são baseados no conhecimento e experiência de projetos, uso, incidentes, acidentes e riscos associados a máquinas.
A apreciação de riscos em máquinas é uma etapa importante no processo de segurança de equipamentos utilizados nas atividades industriais, é feito um documento que identifica quais são os perigos que a máquina pode oferecer a um trabalhador em cada fase de sua vida útil.
São levadas em consideração as seguintes etapas:
\ Determinação dos limites da máquina, considerando seu uso devido, bem como quaisquer formas de mau uso razoavelmente previsíveis;
\ Identificação dos perigos e situações perigosas associadas;
\ Estimativa do risco para cada perigo ou situação perigosa;
\ Avaliação do risco e tomada de decisão quanto à necessidade de redução de riscos;
\ Eliminação do perigo ou redução de risco associado ao perigo por meio de medidas de proteção;
Itens avaliados em uma Apreciação de Riscos e Laudo de NR12:
Limites das máquinas
Dados e descrição da máquina
Inventário da máquina
Análise de riscos
Classificação de riscos
Categoria de segurança da máquina
Qualificação profissional dos operadores
Sinalização
Sistema de segurança e emergência
Manual, projeto e demais documentações
Lista de prioridades
Ações e recomendações necessárias
A Apreciação de Riscos e o Laudo de NR12 somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista para sistemas elétricos e de segurança e o Engenheiro Mecânico para condições mecânicas da máquina e sistemas pneumáticos e o Engenheiro de Segurança do Trabalho para validação das documentações técnicas.