{"lang"=>"html"}

A saúde ocupacional é uma medida obrigatória do Ministério do Trabalho que tem como finalidade assegurar a qualidade de vida dos trabalhadores no local de trabalho. No entanto, as funções e a importância da saúde ocupacional não é compreendida por todos. Acompanhe neste artigo sobre a importância da Saúde Ocupacional para a sua empresa.

Compreenda a fundo o que é a saúde ocupacional, qual a sua importância para além das questões obrigatórias, assim como ter bons resultados integrando-a às práticas assistenciais.

O que é a saúde ocupacional

A saúde ocupacional pode ser descrita como o conjunto de regras e procedimentos para minimizar, eliminar e neutralizar os riscos decorrentes das atividades laborais.

É fiscalizada através de programas obrigatórios por lei, como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além das exigências discriminadas nas 36 Normas Regulamentadoras (NRs) previstas na Portaria nº 3.214.

Essas ações são fiscalizadas pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, antigo Ministério do Trabalho e Emprego, e tem como objetivo garantir que organizações privadas, públicas e órgãos governamentais adotem medidas de segurança e medicina a seus colaboradores.

Mas para as empresas, o cumprimento das normas e leis não deveria se o único foco, visto que boas práticas de saúde assistencial e saúde ocupacional é fundamental para resultados efetivos nas organizações: colaboradores mais saudáveis e engajados. Com consequente maior produtividade.

A importância da saúde ocupacional

\ Garantia da saúde do trabalhador.

\ Promoção de um espaço saudável de trabalho.

\ Oferta de recursos para saúde psicológica e emocional.

\ Exame admissional para entender a saúde do trabalhador.

\ Espaços e móveis focados em ergonomia e conforto.

\ Exames laboratoriais periódicos.

Em geral, é preciso contar com uma equipe de profissionais de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT. São eles que vão determinar o que é necessário para garantir a saúde ocupacional, a realização de exames admissionais, os exames necessários na mudança de função e as análises laboratoriais periódicas.

O cuidado com a saúde ocupacional dos colaboradores ainda evita problemas judiciais e ações indenizatórias por parte dos órgãos fiscalizadores, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e os sindicatos das categorias relacionadas às atividades da empresa.

Logo, promover a saúde ocupacional é estar dentro da lei e garantir um ambiente harmonioso, que oferece satisfação pessoal e maior produtividade

Exames de saúde ocupacional

A realização de exames de saúde ocupacional deve ser realizada periodicamente para avaliar as condições físicas e psicológicas dos colaboradores de uma empresa ao longo do tempo.

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), é obrigatório que a empresa que contrata colaboradores pelo regime CLT forneçam exames em algumas situações, como na admissão e demissão e em casos de mudança de função do trabalhador.