O ambiente de trabalho pode ser um promotor de doenças. Nesse caso, elas são chamadas de doenças ocupacionais, e podem ocasionar o afastamento do trabalho.
Uma das principais causas das Doenças Ocupacionais é a sobrecarga de trabalho e os altos níveis de estresse, assim como as condições físicas inadequadas de e a falta de Equipamentos de Proteção Individual.
O (MTE) divulga, anualmente, o número de trabalhadores que sofreram ocorrências com ou sem afastamento do trabalho. O Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010.
As principais causas de afastamento do trabalho
Diversos fatores podem causar doenças que causam afastamentos nas empresas. Entre as principais podemos citar:
\ Acidentes de trabalho
São responsáveis por grande parte dos afastamentos dos trabalhadores de suas atividades. Fraturas, lesões e cortes por descuido ou má utilização das ferramentas são as causas desse tipo de acidente, bem como a não utilização dos equipamentos de proteção individual.
\ Problemas na coluna
Problemas relacionados à ergonomia, envolvendo postura e carregando peso de forma inadequada, por exemplo.
\ Lesões no joelho
As causas podem estar relacionadas a sedentarismo, doenças genéticas, trabalhos em escritórios, obesidade e carregamento de peso de forma inadequada.
\ Transtornos Psicológicos
Cobranças excessivas por resultados satisfatórios, frustração profissional, problemas familiares e condições de trabalho inadequadas, por exemplo, são alguns dos motivos que causam estresse e depressão.
\ LER
As lesões por esforço repetitivo são uma doença crônica que afeta o desempenho do colaborador ao atingir músculos, nervos, ligamentos e tendões. É cada vez mais recorrente entre aqueles que desempenham tarefas manuais.
O papel do profissional de saúde ocupacional na prevenção dessas doenças
A empresa deve exercer um papel incisivo na prevenção de doenças decorrentes das funções e do ambiente de trabalho dos colaboradores. Nesse sentido, algumas ações podem ser tomadas, como:
\ Realização de ginástica laboral diariamente, ensinando exercícios de alongamento e evitando longos períodos sentados ou lesões em decorrência da atividade realizada;
\ Treinamentos de ergonomia, orientando sobre a postura adequada, a forma correta de abaixar e carregar pesos;
\ Fornecimento das ferramentas e equipamentos adequados para a realização das atividades;
\ Palestras para conscientização a respeito de alimentação correta, hábitos saudáveis e a importância de realizar check-ups com o médico periodicamente;
\ Avaliar e monitorar quais são as principais causas do afastamento do trabalho e qual a frequência em que eles ocorrem.