O Brasil ocupa a quarta colocação dos países com mais acidentes de trabalho no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), com um número elevado de um acidente de trabalho a cada 54 segundos.

Segundo a Lei nº 8.213/91, o acidente de trabalho é aquele “que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Para evitar problemas, prevenir é o melhor remédio. Os acidentes que podem ser evitados com simples medidas!

Você tem trabalhado em prol da melhoria da saúde do seu colaborador e criando ações para prevenir acidentes na sua empresa?

\ Utilizar equipamentos adequados

O primeiro passo para evitar acidentes de trabalho é a utilização dos equipamentos de proteção, sempre prevenido contra riscos nas operações. Cabe à empresa verificar as condições dos acessórios, ensinar os funcionários a usá-los, cobrar e instruir sobre a importância de, sempre, usar os EPI’s.

\ Incentivar e fiscalizar os funcionários

Para prevenir os acidentes no ambiente de trabalho, além de cumprir com as regras e fornecer proteção, é importante conscientizar o trabalhador sobre a importância da segurança. Isso pode ser feito por meio de palestras, treinamentos, materiais educativos e campanhas especiais.

\ Divulgue os riscos

Os problemas originados pelos riscos ambientais em uma empresa é um dos temas mais discutidos na área de segurança e saúde do trabalho.

E são divididos em físicos, químicos, biológicos, acidentes, e ergonômicos.

Como uma forma de prevenção, os colaboradores devem conhecer todos os riscos a que estão submetidos. Quando isso ocorre, eles criam consciência da importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e os riscos envolvidos.

É fundamental a organização de palestras com o objetivo de informar seus colaboradores sobre isso e não deixar de indicar, em seu ambiente de trabalho, os tipos de situações a que todos estão submetidos.

A NR-5 estabelece a importância de instaurar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) dentro das organizações para fiscalização, cumprimento e implantação de medidas preventivas.

\ Capacite seus colaboradores

Os colaboradores são essenciais para se obter resultados satisfatórios. Eles devem saber manusear suas ferramentas de trabalho de maneira correta e eficiente. Para tal, é necessário realizar treinamentos e palestras.