DDS ou Diálogo Diário de Segurança é um diálogo com os trabalhadores de uma empresa sobre riscos no trabalho e como evitá-los. É um recurso do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para conscientizar a equipe sobre as melhores práticas de segurança, saúde, meio ambiente e saúde mental.

É fundamental investir na qualidade de vida, bem-estar e segurança do colaborador, tendo em vista que o profissional precisa estar com a saúde física e mental íntegra para dar o seu melhor e ter um bom rendimento no trabalho.

Como funciona?

As informações são repassadas ao colaborador por meio de uma conversa conduzida por alguém responsável pela segurança do trabalho que tenha a capacidade de falar sobre o tema exposto, como supervisores, gerentes e especialistas das áreas abordadas.

O DDS geralmente acontece de 5 a 15 minutos diariamente, antes do expediente começar. É nesse intervalo, antes de começar suas atividades, que o colaborador consegue assimilar melhor tudo o que foi passado.

Quais os benefícios de aplicar o Diálogo Diário de Segurança?

O DDS pode servir como um reforço de instruções que já foram passadas em treinamentos ou palestras, como por exemplo, cuidados com EPI, cuidados com a saúde mental.

Além dessa função conscientizadora, o DDS é uma forma de reunir e integrar a equipe, ajudando na troca de informações que podem evitar os danos à saúde de todos os profissionais.

O DDS é um ótimo meio de se adquirir a confiança dos colaboradores, pois assim eles podem ver que são valorizados. E quando aplicado corretamente, pode se tornar um ótimo diferencial para uma empresa, é bem melhor trabalhar em uma empresa preocupada com a saúde dos trabalhadores.

Como aplicar?

\ Passo 1: Comunique os colaboradores sobre o que é e como é feito o DDS, local e horário em que será realizado.

\ Passo 2: Estabeleça um objetivo e o que você espera com essa conversa. Mantenha o foco durante toda a conversa para que todos os conhecimentos sejam assimilados pelos participantes.

\ Passo 3: Leve situações-problema do que pode acontecer se o funcionário não cumprir as normas de EPIs, por exemplo. Como uma forma de conscientização. Peça para que os colabores deem os seus depoimentos sobre o tema exposto.

\ Passo 4: Para que não fique cansativo, realize o seu DDS entre 5 a 15 minutos.