A segurança do trabalho é obrigatória para as operações rotineiras de uma empresa, independente do ramo de atuação. Cuidar da segurança dos colaboradores torna-se um ponto crucial.

As medidas de prevenção ajudam a evitar não somente acidentes como também problemas com doenças ocupacionais. De acordo com os dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, surgem 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais. E mais de 2 milhões de mortes relacionadas aos acidentes de trabalho, sendo 1,574 milhão devido a doenças ocupacionais.

Investir na segurança do trabalho e na promoção do bem-estar e da saúde é obrigatório para evitar doenças ocupacionais.

As doenças ocupacionais mais comuns são:

\ LER

\ Transtornos mentais: depressão, ansiedade e estresse pós-traumático

\ Transtornos auditivos: perda de audição total ou parcial

\ Dorsalgias: dores e problemas de coluna

\ Membros inferiores: varizes e tromboses são comuns em profissionais que trabalham muito tempo em pé ou sentado.

Lembrando que para analisar se há realmente nexo de causalidade entre o diagnóstico e o trabalho realizado na empresa, há necessidade de avaliação de um médico do trabalho.

Confira algumas formas de prevenção que podem ser utilizadas nas organizações, com o objetivo de evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

1) Utilizar os canais de comunicação interna, visando conscientizar e alertar os trabalhadores quanto aos riscos e às ações de prevenção, para evitar doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho.

2) Promover as palestras e os treinamentos específicos com temas relacionados às regras de proteção, à saúde e às boas condutas no ambiente laboral.

3) Estimular a prática diária de exercícios específicos para evitar, por exemplo, lesões corporais por movimentos repetitivos.

4) Manter os trabalhadores sempre informados sobre os resultados obtidos a partir das avaliações realizadas no ambiente laboral.

5) Cumprir com todas as normas regulamentadoras (NRs) que determinam os fatores de prevenção no ambiente laboral.