O bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores deve fazer parte das ações realizadas no ambiente de trabalho. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e em Normas Regulamentadoras (NRs) são exemplos de legislações que regem sobre o cuidado com a higiene, saúde e segurança do trabalhador.

As NRs foram criadas com o objetivo de prevenir acidentes e doenças provocadas ou agravadas pelas atividades de alto risco, elas consistem em obrigações trabalhistas a fim de proteger os colaboradores.

As normas regulamentadoras definem os parâmetros mínimos e as instruções de saúde e segurança a serem cumpridos pelo empregadores. Elas abrangem iluminação adequada; acústica apropriada; e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Qual é a importância da higiene no trabalho?

A Saúde e Segurança do Trabalho tem como objetivo direcionar a empresa em suas operações e em todos os protocolos de segurança dos trabalhadores. A higiene, em tempos de pandemia, se tornou ainda mais intensa e indispensável.

A higiene do trabalho influencia diretamente a eficácia e até a própria continuidade da atividade ocupacional, refletindo na qualidade de vida dos colaboradores e nos resultados da organização.

A qualidade do ambiente laboral pode comprometer o bem-estar nas atividades e a integridade da saúde. Enquanto as variáveis ambientais, como iluminação e temperatura, podem provocar desconforto no desempenho das atividades. Do mesmo modo, a presença de ruídos constantes ou intensos também causam incômodo, que facilmente pode evoluir para o aparecimento de doenças ocupacionais.

Higiene, saúde e segurança do trabalho são áreas que devem ser trabalhadas em conjunto, tendo como objetivo principal a prevenção, e o cuidado com a integridade física dos colabores.

Entre as principais situações de riscos e causas de doenças ocupacionais estão:

\ temperaturas extremas;

\ iluminação deficitária;

\ ruído intenso ou permanente;

\ vibrações;

\ pressões hiperbáricas;

\ umidade elevada;

\ poeiras e gases no ar;

\ radiação, ionizante ou não;

\ riscos diversos de acidentes;

\ posturas corporais inadequadas;

\ esforços repetitivos.