Se tratando de prevenção de doenças e acidentes nos locais de trabalho, as medidas de saúde e segurança no trabalho são fundamentais para a prevenção, afinal, a manipulação e a exposição a agentes químicos pode comprometer a saúde e segurança dos colaboradores.

Os engenheiros de Segurança do Trabalho atuam realizando inspeções, laudos técnicos e planos de prevenção de acordo com cada setor de atividade. Enquanto o cuidado com a saúde e bem-estar dos funcionários fica por conta dos médicos e dos enfermeiros do trabalho. Eles também garantem que as normas sejam devidamente aplicadas.

As NRS - Normas Regulamentadoras, ao todo temos 37, detalham a aplicação das disposições da CLT sobre as medidas preventivas na saúde ocupacional, edificações, iluminação, conforto térmico, instalações elétricas, armazenagem de materiais, atividades insalubres, etc. São normas obrigatórias para o ambiente de trabalho, nas quais o objetivo é proteger empregadores e colaboradores, com temas relacionadas ao uso de EPIs, sinalização de segurança e treinamentos para questões mais graves, como o risco de incêndio.

Em tempos de crise com o novo coronavírus, tem se agravado cada vez mais doenças físicas e psíquicas no ambiente de trabalho, justificado pela rotina intensa e novos desafios, tornando a situação ainda mais caótica. Em março, no início da pandemia, muitos colaboradores não foram dispensados e continuaram trabalhando em situações de extremo risco, com estresse, tensão e emocional abalado.

Precisamos neste momento reunir esforços para que as empresas busquem ao máximo evitar os riscos de contaminação na equipe. Cabe a utilização de um comitê que atue na prevenção, diagnóstico, tratamento e fase de retorno ao trabalho com todas as medidas de prevenção obrigatórias, como distanciamento, uso de máscara, luvas, restrições no transporte de empregados, os cuidados no refeitório, entre outros.

O controle da saúde dos empregados deve ser planejado de forma sistemática e continuada, de acordo com a classificação de riscos ocupacionais de cada atividade. Cabe ao engenheiro de segurança e médico de trabalho a caracterização das atividades e operações insalubres ou perigosas. São esses profissionais que irão direcionar as práticas seguras e controles de engenharia em específico a Covid-19.

\ Desinfecção de produtos e ambiente.

\ Mudança estrutural no ambiente de trabalho ou em postos de trabalho com a introdução de barreiras permanentes ou provisórias.

\ Sistema de pressão positiva e negativa para controle biológico de ambientes.

\ Utilização de autoclaves para esterilização de materiais.

\ Instalação ou adequação de sistemas de ventilação.

\ Instalação de janelas apropriadas para separação de ambientes.

Os controles administrativos, práticas e métodos de organização do trabalho, a fim de reduzir ou eliminar a exposição ao coronavírus, incluem:

\ Redução do contato pessoal entre funcionários, clientes e fornecedores.

\ Elaboração do Programa de Proteção Respiratória.

\ Limitação do acesso de pessoas em determinadas áreas.

\ Fixar cartazes com informações e avisos sobre as medidas adotadas.

\ Definir dias alternados de trabalho ou turnos extras, que reduzam o número de trabalhadores em uma instalação.

\ Elaboração de instruções de trabalho relativas ao uso de EPI.

\ Ações educativas quanto às fontes de risco, aos modos de transmissão e às medidas de proteção.